O que causa a EM?

Ao longo do tempo até aos dias de hoje, têm se feito grandes pesquisas em torno da Esclerose Múltipla (EM), no entanto, a sua real causa ainda permanece no desconhecido, apesar de já haver algumas ideias sobre os fatores que podem ser responsáveis por esta doença (Poser e Brinar, 2004).

  • Vírus: Foram realizadas muitas pesquisas sobre as possíveis ligações entre EM e toda a espécie de vírus, talvez algum tipo de doença viral contraída na infância. Mas até ao momento não foram encontradas provas seguras da existência de um vírus específico responsável pela EM, apesar de se acreditar fortemente, que o vírus Epstein-Barr tenha uma efeito para o desenvolvimento desta doença.

 

  • Fator Ambiental:  Em termos gerais, quanto mais longe do equador (aumento da latitude) vivermos, maior é o risco de desenvolver a doença, isto porque esta doença tem menor prevalência e incidência na América Latina, principalmente no Brasil, pois é mais comum em climas temperados do que em climas tropicais, daí A EM afectar em especial as pessoas de raça branca, na Europa, América do Norte e Austrália.Parece existir um ponto de viragem por volta dos quinze anos de idade que influencia os riscos de contrair EM. Por isso, pensa-se que o meio ambiente em que as pessoas vivem pode ter algo a ver com o desenvolvimento da EM.

 

 

  • Doença Auto-Imune: Acredita-se que a esclerose múltipla é uma doença metabolicamente dependente, ou seja, o nosso metabolismo tem um efeito preponderante para que ocorra os desgastes da bainha de mielina no nosso cérebro. O sistema imunológico, nestas doenças, volta-se contra partes do organismo, em vez de atacar os inimigos do exterior, tais como os vírus ou as bactérias que causam as doenças. De forma genérica, as reacções inflamatórias ocorrem apenas quando o sistema imunológico reage a vírus e bactérias que penetram no organismo, ocorrendo um mau reconhecimento do organismo em relação a esses agentes infeciosos, pode ocorrer um ataque ao cérebro, mais precisamente a bainha de mielina.

 

  • Hereditariedade: No que diz respeito aos membros de uma família com EM, estes têm um risco maior de contrair a doença do que alguém sem familiares com EM. A nível mundial, observam-se diferenças nítidas na incidência da EM: afecta principalmente pessoas de raça branca.

 

  • Combinação de fatores podem causar a EM: Várias cientistas no mundo acreditam que a EM é uma combinação de todos os fatores referenciados anteriormente, porém também uma vida desleixada, sem um estilo de vida saudável pode também contribuir para causar a EM, pois fumantes têm um risco de cerca de 50% maior de desenvolver esclerose múltipla do que pessoas que nunca fumaram.

 

Referências Bibliográficas:

 

  • Poser CM, Paty DW, Scheinberg L, et al. New diagnostic criteria for multiple sclerosis: guidelines for research protocols. Ann Neurol 1983;13:227-231.